As seitas cristãs da antiguidadejogo 365 betque mulheres podiam ser 'padres':jogo 365 bet

Jesus com Marta e Maria, ilustração sobre passagem bíblica. Obrajogo 365 bet1866,jogo 365 betCarl Peschel

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De acordo com as regras do Sínodo, todos os pontos do relatório final precisamjogo 365 betaprovação da maioria dos participantes. Este teve o maior númerojogo 365 betvotos contrários (69), frente a 277 favoráveis.

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Um olhar para as comunidades dos primeiros cristãos permite entender que, nelas, realmente a participação feminina costumava ser maior, sobretudo antesjogo 365 beto cristianismo se tornar a religião oficial do Estado romano, sob o imperador Teodósio, no ano 380.

Mas nesse período histórico, quase 2 mil anos atrás, havia uma sériejogo 365 betdivergências teológicas, litúrgicas e organizacionais entre os diferentes gruposjogo 365 betseguidoresjogo 365 betJesus.

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E aí, segundo historiadores e teólogos contemporâneos, duas vertentes do cristianismo primitivo se destacam por essa variável: nelas, mulheres tinham papéisjogo 365 betigualdade com homens, a despeito da mentalidade patriarcal presente nas sociedades da época. Chegavam, inclusive a ocupar postos equivalentes aojogo 365 betsacerdotes.

Essas vertentes são o marcionismo, estabelecido por Marciãojogo 365 betSinope (85-160), e o montanismo, fundado por um teólogo que viveu provavelmente entre a segunda metade do primeiro século e a primeira do segundo, conhecido simplesmente como Montano.

Religiosa da Congregação das Irmãsjogo 365 betNossa Senhora, a freira Ivone Gebara, filósofa, teóloga e feminista, ressalta à BBC News Brasil que, ao olhar para esses movimentos, é preciso entender que inúmeros deles "destoam da tradição do catolicismo e do protestantismo clássico".

O marcionismo "colocava as mulheresjogo 365 betcondiçãojogo 365 betigualdade com os homens, nomeando-as diaconisas, sacerdotisas e até bispas", pontua a cientista das religiões Ana Cândida Vieira Henriques, doutora pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB),jogo 365 betartigo acadêmico publicadojogo 365 bet2017.

No texto, intitulado "Sacerdócio Feminino: A Santa Sé Frente aos Desafios Contemporâneos", ela acrescenta que essa prerrogativa se dava pela característica "paulinista radical" do marcionismo.

Filhojogo 365 betum líder religioso considerado um bispo da cidadejogo 365 betSinope,jogo 365 betuma província romana localizada onde hoje é a Turquia, Marcião começoujogo 365 betcarreira com assistente na equipe do pai.

Mergulhou nos estudos daqueles ainda incipientes textos cristãos e, aos poucos, começou a achar que a maneira como a religião estava se desenvolvendo não seria compatível aos ensinamentosjogo 365 betJesus. Viveujogo 365 betRoma entre os anosjogo 365 bet142 e 143 e, lá, desenvolveu seu sistema teológico e passou a atrair seguidores.

Entre seus pontos principais estava uma ruptura completa com o judaísmo. Ele não entendia o cristianismo como uma certa continuidade, mas como uma outra ideia religiosa.

Jesus e Maria Madalena,jogo 365 betimagemjogo 365 bet1890,jogo 365 betAlbert Edelfelt

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Jesus e Maria Madalena,jogo 365 betrepresentaçãojogo 365 bet1890,jogo 365 betAlbert Edelfelt

Para Marcião, o Deus dos judeus não poderia ser o mesmo que o Deus dos cristãos, já que a mensagem contida nos textos hebraicos — hoje constantes do Antigo Testamento da Bíblia cristã — apresentam um ser superior raivoso e vingativo, enquanto Jesus anunciava um Deus amoroso e que sempre perdoava.

"Sua tese era que o Deus dos judeus, portanto aquele encontrado na bíblia judaica, não poderia ser o mesmo Deusjogo 365 betJesus. O Deus dos judeus, para ele, era um deus étnico, sem equilíbrio, que desconhecia o amor. Um deus muito ruim", contextualiza à BBC News Brasil o historiador André Leonardo Chevitarese, professor na Universidade Federal do Riojogo 365 betJaneiro (UFRJ) e um dos autores do livro Judaísmo, Cristianismo e Helenismo — Ensaios Acerca das Interações Culturais no Mediterrâneo Antigo.

"Mas o Deusjogo 365 betJesus é aquele do amor, o Deus que quer congregar, pacífico, universal", compara ele.

Marcião foi o primeiro a se preocuparjogo 365 betorganizar um cânone dos textos cristãos. Muitos lembram disso como um embrião do que viria a se tornar a Bíblia.

Emjogo 365 betcoletâneajogo 365 betescritos, contudo, ele descartou tudo o que lhe parecia contaminado pela tradição judaica.

Assim, incluiu apenas o Evangelhojogo 365 betLucas, retirando todas as menções que lhe parecessem muito ligadas aos hebreus — ele entendia as referências aos profetas antigos e a Israel como interpolações que tinham sido inseridas a posteriori no texto original.

O religioso incluiu,jogo 365 betmodo especial emjogo 365 betcoletânea, as cartasjogo 365 betPaulo. Na verdade, 10 delas, e não as 13 da Bíbliajogo 365 bethoje.

"O marcionismo foi um grupo radicalmente paulino, surgido por volta do ano 140. De acordo com Marcião, Paulo havia sido o único entre as grandes lideranças do cristianismo que havia entendido a radicalidade daquilo que era o teor mais fundamental da mensagemjogo 365 betJesus", comenta à BBC News Brasil o teólogo e filósofo Pedro Lima Vasconcellos, professor na Universidade Federaljogo 365 betAlagoas (Ufal) e ex-presidente da Associação Brasileirajogo 365 betPesquisa Bíblica.

Este ponto é muito importante porque lança luz sobre o entendimento que os adeptos dessa vertente passaram a ter sobre a participação feminina.

Na literatura missivista produzida por Paulojogo 365 betTarso, autor daqueles que cronologicamente são considerados os textos mais antigos conhecidos a respeitojogo 365 betJesus, há uma valorização feminina notável.

Na Bíblia, 13 cartas são atribuídas a Paulo, embora hoje muitos pesquisadores defendem que apenas sete seriam legitimamentejogo 365 betsua autoria — as demais teriam sido escritas por cristãos posteriores a ele, pois apresentam entendimentos discrepantes do que se sabe sobre a teologia Paulina.

Em uma dessas epístolas, a dirigida aos Gálatas, Paulo diz claramente que, depois do batismojogo 365 betCristo, não deve haver mais divisões, e todos devem ser tratadosjogo 365 betigualdade, não importam as condições.

"Não há mais nem judeu nem grego, já não há mais nem escravo nem homem livre, já não há mais o homem e a mulher, pois todos vós sois um sójogo 365 betJesus Cristo", afirma.

"Este texto patenteia isso [a igualdade entre homem e mulher]jogo 365 betmaneira incisiva", analisa Vasconcellos.

Já na carta endereçada aos Romanos, o missionário saúda Júnia, uma mulher que seria, segundo o texto, parte do grupojogo 365 bet"apóstolos eminentes".

"Em Paulo, nós podemos vê-las [as mulheres] não só como ricas matronas que financiavam o movimento, mas como líderes e missionárias proeminentes. As mulheres foram determinantes para a extensão do movimento aos não-israelitas ejogo 365 betgeral eram sempre os primeiros gentios a se converterem", explica a antropóloga Fabíola Rohden, professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), emjogo 365 betdissertaçãojogo 365 betmestrado "Feminismo no Sagrado", defendidajogo 365 bet1995 na UFRJ.

Assim, homens e mulheres eram tratadosjogo 365 betforma igualitária, sem distinção, pelos seguidores do marcionismo.

"Por isso atribui-se a essas igrejas o reconhecimento desse protagonismo feminino exercidojogo 365 betigualdadejogo 365 betcondições com a liderança masculina, que também era exercida", pontua Vasconcellos.

"Isso deve ter sido resultante desse influxo Paulino poderoso que se deu nas igrejas marcionitas."

Segundo o teólogo, para Marcião "essa dicotomia entre homem e mulher perdiajogo 365 betrazão diante do que tinha sido a obrajogo 365 betJesus".

"Os marcionitas enfatizavam a feminilidade como a esfera da criação, enquanto a masculinidade simbolizava a transcendência", explica Fabíola Rohden.

Chevitarese ressalta que a participação feminina era um dos pontos que, mais tarde, passaram a ser considerados heréticos dentro da mensagem marcionita.

"O papel das mulheres, e elas tinham um protagonismo ali dentro, isso tudo vai gerando suspeição", argumenta ele.

"Era um momentojogo 365 bettentativajogo 365 betdialogar com o império romano enquanto movimentosjogo 365 betJesus sem Jesus, as hierarquias e as falocracias eram as normas. Como tratar um cara que, apesarjogo 365 betser competente, coloca as mulheresjogo 365 betpapéis elevados?"

Para Vasconcellos, "a proclamação marcionita produziujogo 365 betRoma e na redejogo 365 betcomunidades cristãs da época um verdadeiro terremoto".

"[Sua importância maior é que ele, Marcião, foi] o primeiro sujeito na história do cristianismo a elaborar uma espéciejogo 365 betcânone bíblico", afirma à BBC News Brasil o historiador e teólogo Gerson Leitejogo 365 betMoraes, professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Vasconcellos acredita que a própria construção do cânone cristão, ampliado, modificado e consolidado ao longo dos séculos posteriores, ocorreu como uma reação aos ideaisjogo 365 betMarcião.

"A bíblia que conhecemos é,jogo 365 betgrande parte, devedora do projeto marcionita que rejeitava a aceitação das escrituras judaicas", diz.

"O tiro saiu pela culatra porque o resultado é que a gente tem a constituiçãojogo 365 betuma bíblia que incorpora esses escritos, mas dá o nomejogo 365 betAntigo Testamento,jogo 365 betreação ao marcionismo", acrescenta.

O Novo Testamento também teria sido feito, sob esse entendimento, a partir da versãojogo 365 betMarcião.

"Mas não se restringindo àquele pequeno conjuntojogo 365 bettextos que ele sugeriu. Em vezjogo 365 betum evangelho mitigado dos elementos que faziam referência às tradições judaicas, teremos um texto mais encorpado. E mais três. Além das 10 cartas que a gente não sabe exatamente quais ele tinha selecionado, ficamos com 13 paulinas e outras [atribuídas a outros autores]. Junto ao evangelhojogo 365 betLucas, temos a continuação, Atos dos Apóstolos. E, enfim, ainda seria incluído o Apocalipse, que muito provavelmente Marcião não conhecia, mas se o conhecesse seguramente o rejeitaria", diz Vasconcellos.

"Sua importância foi decisiva no sentidojogo 365 betque isso incitou, pela força do terremoto que ele provocou, uma reação contundente por partes das liderançasjogo 365 betoutros segmentos desse conjunto cristão. E isso resultaria na configuração da Bíblia", afirma.

Há vestígiosjogo 365 betque as comunidades marcionistas tenham mantido suas atividades por pelo menos quatro ou cinco séculos, graças à capilarização da redejogo 365 betcomunidades sobre a qual Marcião exercia influência.

Mas essa leitura feminista da mensagem cristã não era um privilégio dos marcionistas.

Como pontua Rohden, se Jesus teve uma postura revolucionária frente ao status quo e buscava defender os desfavorecidos, as mulheres, vistas como inferiores naquela sociedade patriarcal, estavam entre os grupos dos que deveriam ser acolhidos.

"Jesus chama os oprimidos para compor o seu reino, e os oprimidos dos oprimidos são as mulheres", argumenta ela.

Segundojogo 365 betinterpretação, na escala dos rompimentos sociais necessários para se tornar um discípulo estava também abster-sejogo 365 betqualquer hierarquização relacionada aos papéisjogo 365 betgênero.

A antropóloga explica que esse fator foi importante nos primeiros séculos do cristianismo, quando a igreja era ilegal, perseguida e underground. Nesse período, as comunidades precisavam se reunir nas casasjogo 365 betseus fiéis.

"A 'igreja doméstica' oferecia,jogo 365 betvirtudejogo 365 betsua localização, oportunidades iguais para as mulheres, já que tradicionalmente esta esfera era própria das mulheres e elas não eram excluídas das atividades ali realizadas", enfatiza ela.

"O movimentojogo 365 betJesus não tinha [nesta época] sacerdotes e havia uma cooperação entre mulheres e homens que sai dos esquemas institucionais", pontua a teóloga Ivone Gebara.

"Não sabemos exatamente como era isso. Fazemos hipóteses que nos dão algumas justificativas a aquilo que buscamos. Não há como repetir ou resgatar esse passado tão distante e tão manipulado pelos poderes deste mundo. Nossas análises e decisões devem estar ancoradas na justiça, no direito e sobretudojogo 365 betnossas necessidades atuais", diz ela.

Ilustraçaojogo 365 betmanuscrito do século 11 representa o apóstolo João e Marciãojogo 365 betSinope. Autor desconhecido.

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Montanismo

Chevitarese lembra que, nestes primeiros séculos do cristianismo, é preciso entender "os movimentosjogo 365 betJesus sem Jesus como sendo multifacetados", "todos eles produtoresjogo 365 betliteraturasjogo 365 betalguns desses casos".

"Ou, se não produziram, temos autores falando sobre elas", pontua o historiador. "Esses grupos, muitos, seguiram existindo por séculos."

Vertente surgida logo após o marcionismo, o montanismo também valorizou o papel feminino.

Fundado por um religioso conhecido como Montanojogo 365 betalgum momento entre os anosjogo 365 bet156 e 172, a liderança do grupo era dividida por ele com duas mulheres, Priscila e Maximila, que desempenhavam funções sacerdotais.

A história dele ejogo 365 betseu grupo foi registrada no livro História Eclesiástica, obra publicada no século 4º pelo bispo Eusébiojogo 365 betCesareia (265-339).

"Essas duas mulheres que acompanhavam Montano eram profetisas, sacerdotisas", diz o historiador Moraes.

Antesjogo 365 betse converter ao cristianismo, Montano havia sido sacerdote a serviço dos cultos ao deus Apolo, que na mitologia grega é representado como a divindade solar. Isto, na visãojogo 365 betespecialistas, pode explicar como ele passou a ter interpretações diferenciadas do cristianismo.

"Alguns comportamentos dele mostram que ele nunca se libertou dessas convicções", afirma Moraes.

O movimento liderado por ele tinha um caráter reformista e fundamentalista, buscando uma reconexão com a mensagem originaljogo 365 betJesus.

"Ele era contrário a um certo episcopado monárquico que começava a se organizar", comenta o historiador.

E, nesses grupos, era comum a participação ativa das mulheres, não só pelas duas sacerdotisas líderes.

"Nesse sentido, ele copiava o sacerdócio feminino que havia [no culto] ao deus Apolo", compara.

"As mulheres foram importantíssima para o pensamentojogo 365 betMontano", enfatiza Moraes.