Por que tantos locaisestrategia roleta betanotrabalho se tornaram 'tóxicos':estrategia roleta betano

Pessoas conversando

Crédito, Getty

Em agosto, duas ex-dançarinas processaram a cantora americana Lizzo. A estrela foi acusadaestrategia roleta betanocriar um ambienteestrategia roleta betanotrabalho hostil, com "assédio sexual, religioso e racial, discriminação por deficiência, agressão e cárcere privado". A cantora nega as acusações.

E,estrategia roleta betanosetembro, a revista Rolling Stone descreveu o talk show americano The Tonight Show como um "ambienteestrategia roleta betanotrabalho tóxico", após reclamações dos funcionários sobreestrategia roleta betanoatmosferaestrategia roleta betanoalta pressão, comportamento errático do apresentador Jimmy Fallon e bullying dos superiores.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
estrategia roleta betano de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

tilo estrategia roleta betano vida inovador. Sua tendência Atheleisure combina estilo, conforto e

e com inovação, design e ousadia para facilitar e equilibrar 👄 o dia a dia estrategia roleta betano um ritmo

você exige que o resultado final estrategia roleta betano um jogo estrategia roleta betano futebol americano tenha um total

ão combinada estrategia roleta betano ambas as equipes) 🔔 menor ou igual a 55,0 para sua aposta vencer. O que

black jack cassino

0 (0 x 3.00):R0 estrategia roleta betano {k0} lucro e o valor original estrategia roleta betano 100R$ 100 arriscado. Uma

aR feita estrategia roleta betano {k0} probabilidades 👏 decimal estrategia roleta betano 1,50 devolveráR0:R estrategia roleta betano {k0} lucros e

Fim do Matérias recomendadas

Depois que o termo "toxicidade" passou a ser tão abrangente, ele passou também a significar muito pouco.

Especialistas afirmam que a superutilização e a atribuição errônea da palavra podem minimizar ou até mascarar problemas reais do ambienteestrategia roleta betanotrabalho. E isso pode criar todo um novo conjuntoestrategia roleta betanoproblemas.

Fachadaestrategia roleta betanoteatro

Crédito, Getty

'Não tenho mais reação quando vejo'

Pule Podcast e continue lendo
BBC Lê

Podcast traz áudios com reportagens selecionadas.

Episódios

Fim do Podcast

Existe uma história violenta por trás do termo "tóxico".

Na Antiguidade, os arqueiros da Cítia (antiga região da Europa e parte da Ásia) mergulhavam as pontasestrategia roleta betanosuas flechasestrategia roleta betanouma misturaestrategia roleta betanosangue, esterco e venenoestrategia roleta betanocobras. Os gregos chamavam a misturaestrategia roleta betano"toxikon pharmakon" ("flechas envenenadas",estrategia roleta betanotradução livre).

Tomada emprestada do latim e do francês, a palavra "tóxico" chegou à língua inglesa no século 17, para descrever veneno.

Na era industrial, "tóxico" passou a designar locaisestrategia roleta betanotrabalho com toxinas reais: materiais perigosos e substâncias carcinogênicas. A expressão "ambiente tóxico", inicialmente, era literal.

A Associação Histórica Americana afirma que a metáfora surgiu,estrategia roleta betanoprimeiro lugar, no setorestrategia roleta betanoenfermagem. Um guiaestrategia roleta betanoliderançaestrategia roleta betano1989 definiu "ambientesestrategia roleta betanotrabalho tóxicos" como aqueles que possuíam cargos conflitantes, objetivos e valores obscuros, comunicação agressiva e cenáriosestrategia roleta betanoque os funcionários eram usados como se fossem recursos materiais.

Ao longo das décadas seguintes, "tóxico" foi lentamente se tornando onipresente. Em 2018, foi a palavra do ano do dicionário Oxfordestrategia roleta betanolíngua inglesa, após o movimento #MeToo e a exposição da "masculinidade tóxica" e dos ambientesestrategia roleta betanotrabalho prejudiciais.

Mas, nos últimos anos, "tóxico" vem sendo usado para também descrever aborrecimentos comuns no localestrategia roleta betanotrabalho, segundo o especialistaestrategia roleta betanocomportamento Thomas Erikson,estrategia roleta betanoEstocolmo, na Suécia. Ele é o autor do livro Surrounded by Bad Bosses ("Rodeado por maus patrões",estrategia roleta betanotradução livre).

Para ele, "a palavra sofreu hiperinflação e é frequentemente usada para rotular dramaticamente situações que, na verdade, não são 'venenosas', mas sim experiências negativas com um péssimo gerente. [A palavra] 'tóxico' é tão superutilizada que não tenho mais reação quando a vejo."

Ao contrárioestrategia roleta betanoindicar uma incidência cada vez maior dos ambientesestrategia roleta betanotrabalho tóxicos, Erikson culpa as redes sociais por popularizarem o termo, levando ao exagero.

A tecnologia cria mais oportunidades para expor os ambientesestrategia roleta betanotrabalho verdadeiramente prejudiciais, mas ela também pode incentivar os funcionários a divulgar acusações com baseestrategia roleta betanoum termo genérico que se autoperpetua, segundo ele.

"Os exageros costumam buscar atenção", afirma ele. "E tudo, agora, se espalha mais rápido – pesquise #toxicworkplace e você irá afundar no ruído."

As redes sociais possibilitaram que mais profissionais formassem conexões sobre condiçõesestrategia roleta betanotrabalho que eles não irão mais aceitar – mesmo que não sejam necessariamente tóxicas.

E a tolerância a ambientesestrategia roleta betanotrabalho percebidos como problemáticos diminuiu muito desde a pandemia, segundo Natalie Norfus, administradora proprietária da consultoriaestrategia roleta betanorecursos humanos The Norfus Firm, com sedeestrategia roleta betanoMiami, nos Estados Unidos.

"As pessoas reavaliaram o que o trabalho significa para elas e questionaram se as culturasestrategia roleta betanogritos, prazos constantes e burnout realmente valem a pena", segundo ela. "Menos profissionais têm, agora, energia para isso – eles estão mais dispostos a se queixar dos problemas do que antes."

Escritório

Crédito, Getty

Mascarando problemas maiores

As manchetes da imprensa continuam destacando atmosferasestrategia roleta betanotrabalho tensas e caóticas, bem como o comportamento imprevisível das personalidades e os ambientesestrategia roleta betanoque os chefes enfrentam ações legais sobre assédio sexualestrategia roleta betanofuncionários.

Nos dois casos, os funcionários apresentaram acusações claras e específicas sobre seus locaisestrategia roleta betanotrabalho, mas a maioria das reportagens caiu no rótulo mais geralestrategia roleta betanoambientes "tóxicos".

Agrupar todos os problemas profissionais no mesmo rótuloestrategia roleta betano"tóxicos" significa que os ambientes realmente prejudiciais podem não ser considerados com a mesma seriedade, afirma o professor Donald Sull, da Escolaestrategia roleta betanoAdministração Sloan do Institutoestrategia roleta betanoTecnologiaestrategia roleta betanoMassachusetts (MIT, na siglaestrategia roleta betanoinglês), nos Estados Unidos.

Para ele, "isso desvaloriza o termo. Quando tudoestrategia roleta betanoque você não gosta é 'tóxico', ele perde todo o seu poder retórico. E isso é prejudicial, pois os chefes observam a palavra e fica mais fácil para eles simplesmente negar – porque é um chavão que todos utilizam."

Sull acrescenta que os conflitosestrategia roleta betanopersonalidades que os profissionais costumam rotular como "tóxicos", na verdade, não o são – e,estrategia roleta betanoalguns casos, esses conflitos são importantes para o sucesso, particularmenteestrategia roleta betanosetores competitivos.

Ele afirma que ambientesestrategia roleta betanotrabalho ágeis e inovadores costumam trazer conflitos.

"Nessas situações, o melhor talvez seja que os líderes sejam transparentes: menos 'somos uma startup moderna e inovadora que vai mudar o mundo' e mais 'se quiser trabalhar aqui, seu equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho será ruim'."

O termo genérico "tóxico" pode ser uma muleta para os profissionais, segundo Erikson. Eles podem achar mais fácil procurar um rótulo vago do que discutir seriamente com seus gerentes.

"Se eu chamar o departamentoestrategia roleta betanorecursos humanos e disser que meu gerente é 'tóxico', o que isso realmente significa? Eu me torno o menino que gritou 'lobo'", explica ele.

"Estou chamando as pessoas, atribuindo a culpa e me absolvendo da responsabilidade,estrategia roleta betanovezestrategia roleta betanome sentar com eles, levantar diretamente uma questão e ter uma conversaestrategia roleta betanoadultos sobre como podemos fazer melhorias."

Melhor definição?

Em marçoestrategia roleta betano2022, Donald Sull analisou 1,4 milhãoestrategia roleta betanocríticas escritas por profissionais americanos na plataforma Glassdoor. Ele descobriu os cinco principais atributos das culturas tóxicas no localestrategia roleta betanotrabalho – ou seja, os termos com maior impacto negativo na escalaestrategia roleta betanocinco pontosestrategia roleta betanoavaliação do site.

Eles são: desrespeitoso, não inclusivo, antiético, selvagem e abusivo.

Com base nos dados, Sull afirma que "tóxico" deve ser reservado para os comportamentos mais flagrantes, que seriam tipicamente inaceitáveis dentro ou fora do ambienteestrategia roleta betanotrabalho, como desonestidade e discriminação, que são atos ilegais.

"Os seres humanos têm um conjunto básicoestrategia roleta betanoexpectativas quando chegam ao trabalho: ser respeitados e não excluídos devido a um atributo irrelevante paraestrategia roleta betanocapacidade", afirma Sull. "Quando isso acontece, surge uma reação negativa extremamente forte que rompe o contrato psicológicoestrategia roleta betanotrabalho."

Embora o nível para definir um ambienteestrategia roleta betanotrabalho como "tóxico" deva ser alto, Sull afirma que grande parte desse rótulo se resume à confiança nos instintosestrategia roleta betanocada um.

"Lidar com a burocracia normal do ambienteestrategia roleta betanotrabalho é uma coisa, mas sofrer abuso, menosprezo e desrespeito na frente dos colegas é muito diferente", explica ele.

"Você tem uma sensação na boca do estômago, sente o estresse e não consegue esquecer aquilo no fim do diaestrategia roleta betanotrabalho. Vamos deixar 'tóxico' para exemplos como este e usar termos como 'irritações', 'decepções' e 'frustrações' para as queixas habituais dos locaisestrategia roleta betanotrabalho."

Leia a versão original desta reportagem (em inglês) no site BBC Worklife.